Artigos - Visualizando artigo

empresario contador pode ajudar gerenciar melhor o seu negocio

EMPRESARIO SAIBA  QUE O SEU CONTADOR PODE  AJUDAR A SUA EMPRESA E A VOCE GERENCIA MELHOR O SEU NEGOCIO?  EXPERIMENTE COM O CONTADOR CERTO?

O que é contabilidade gerencial?

A contabilidade gerencial é processo de identificação, mensuração, análise e comunicação de informações financeiras utilizadas pela administração para planejamento e controle de uma empresa, para assegurar o uso apropriado de seus recursos. A contabilidade gerencial fornece informações necessárias para a administração e para o desenvolvimento de uma empresa.

Neste contexto, o contador é o profissional capaz de interpretar e explicar os dados contábeis para os donos do negócio, diretores e gerentes da empresa. A partir da análise do faturamento, lucros e despesas, os diretores possam tomar decisões estratégicas mais eficazes.

Por exemplo, analisando o fluxo de caixa mensal da empresa, o contador pode fornecer dados suficientes ao gerente de recursos humanos para medir a produtividade de sua equipe e assim tomar decisões de contratação, demissão ou até bonificação de cargo. Junto ao departamento de marketing e comunicação, o contador pode fornecer dados preciosos para medir o retorno de investimento em campanhas de divulgação da empresa.

 

Como funciona

A boa gestão de uma empresa (e consequentemente sua lucratividade) depende de um plano financeiro com valores e metas bem definidos. Para que este plano financeiro seja executado com o máximo de rigor e eficiência, o empresário poderá buscar os recursos da contabilidade gerencial.

Por estar sempre em contato com as transações da empresa, o contador poderá coletar dados que serão úteis na gestão do empreendedor. Desta forma, a contabilidade gerencial sempre estará fornecendo ao seu cliente informações sobre o que está ou não dando certo na execução do plano financeiro. E não é apenas isso, a contabilidade gerencial também indicará as medidas a serem tomadas para a boa gestão da empresa.

Essas informações fornecidas pela contabilidade gerencial são transmitidas ao cliente através de relatórios, que detalham onde a empresa está desperdiçando dinheiro, quais as fontes de prejuízo, bem como as fontes de lucro.

O papel do contador gerencial

Quando se fala em contador, logo vem a cabeça o profissional que lida com a escrituração de uma empresa, mas em sua premissa, o técnico de contabilidade é um especialista em fazer contas, desenvolver balanços e definir a realidade financeira de uma empresa ou mesmo de uma pessoa física.

Levando em conta esta premissa, o contador gerencial é aquele que identifica e interpreta informações financeiras/operacionais para o cliente, e com estas informações em mãos, o empreendedor poderá usar com mais responsabilidade seus recursos.

Especificando de um modo abrangente, a contabilidade gerencial compreende todo relatório contábil desenvolvido especialmente para que a administração o utilize na tomada de decisões a curto e longo prazo.

 

 


Voltar


Compartilhar

Todos os direitos reservados ao(s) autor(es) do artigo.

Content

Informe seus dados